ALLAN KARDEC

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

O PODER DA LÁGRIMA



O SENTIMENTO ESTAMPADO NO ROSTO DEMONSTRA O SOFRIMENTO DA ALMA




"As ocasiões de sofrimento dão também oportunidades ao homem a que ele reflita em sua atuação, e as lágrimas vertidas dão uma sublime ação àquele sentimento.
A alma humana é sensível ao sofrimento e traduz tudo o que sente por um simples fio de lágrimas que rola pela face, assim diz o poeta. Mas esse processo todo que vai do sentimento da alma, passando pelo coração e chegando aos olhos, tem um longo percurso, embora o homem não tenha conhecimento exato de sua emoção, mas é nesta hora que seu caráter sentimental aflora de seus olhos, suas lágrimas.
A lágrima faz bem ao coração, dizem muitos, atestam até que, quando se chora, vem de imediato o alívio. E é verdade.
- Então a lágrima é assim tão importante?
Sempre será. O homem chora desde que nasce; a primeira impressão do mundo é de protesto, em sair do ventre materno, em deixar o altar sacrossanto do seio da mãe.
Quando sente fome, seja ela do físico, seja ela da alma, o importante que o sentido do choro seja um protesto. E isso é nato, pois quando a criança chega ao mundo do encarnado chora para transmitir suas necessidades e, quando adulto, para transmitir seus sentimentos.
- A lágrima é, pois, um ato de comunicação?
O mais natural, pois a lágrima traduz o sentimento da falta. Mas também na alegria ela está presente, dando demonstração de que ela é alívio, o desabafo, e todos têm esse mesmo alívio. A lágrima é chuva que rega as primeiras florações da alma humana.
Quando se chora, obtém-se sempre algo que nos dê alívio. O perdão é um de seus objetivos, mas a criança tem nela uma poderosa arma de suas conquistas.
- Como assim?
A criança sabe que seus apelos, muitas vezes, só serão ouvidos munidos dessa arma poderosa. Portanto, um simples filete de água que sai dos olhos é uma poderosa arma de conquista. Deus, em Sua poderosa vontade, deu ao homem aquilo que é seu remédio natural, aquele que alivia suas tensões.
Todos os fortes, os corajosos choram lágrimas sentidas pela posse de qualquer bem e igualmente por sua perda. Portanto, os sentimentos se chocam em diversas ocasiões, mas o resultado é sempre a lágrima.
- A lágrima é assim tão importante na vida do ser humano?
Sim, é sua primeira reação, quando chega a este mundo, um protesto, como dissemos, por entrar nele ou, também, uma alegria por chegar nele; isso é segredo que somente será desvendado muito mais tarde, pela conduta desse ser humano. Se ele conseguiu realizar seu intento, foi de alegria; se fracassou, foi de tristeza. A lágrima acompanha o homem em sua peregrinação ao mundo, e sempre a encontrará, quando encontrar seu caminho para a


Luz, a Paz, o Amor


. As lágrimas fazem bem aos sentimentos, tornando-os mais sensíveis aos alcances.


RAMATÍS


(Texto extraído do livro "Jornada de Luz", do Espírito Ramatís, psicografado pela médium Maria Margarida Liguori)

Nenhum comentário:

Postar um comentário