ALLAN KARDEC

sexta-feira, 20 de março de 2015

CONDIÇÕES DA CARIDADE


"Se eu não tiver fé e esperança, bem pouco valerá a minha caridade. Na verdade, as duas primeiras são improdutivas se não impulsionam o ser a harmonizar-se com o influxo do amor ativo que dirige a Criação. Porém, meus atos, valor muito relativo terão, se eu não possuir uma realidade superior de fé e esperança para expressar através deles. Terei braços que acolhem junto a um coração que não tem forças para consolar; terei palavras que esclarecem sem conseguirem transmitir alegria. Poderei caminhar léguas com meu irmão, mas o cansaço me atingirá de forma assustadora. Serei, enfim, como uma hospedaria erma, a que o viajor se acolhe sem conseguir encontrar o pão e o agasalho que o fariam renovar-se.
Para que possa praticar a caridade com proveito real, é preciso certificar-me de que não estou falhando na caridade comigo mesmo, isto é, que posso prover minhas necessidades de fé e esperança a fim de que a luta jamais consiga esgotar o manancial de paz interior que jorra ininterruptamente através da alma que se constitui em instrumento positivo de Amor Divino sobre a Terra"*

Ramatís

*Nota do autor espiritual: Estas palavras ratificam as afirmações de Paulo em relação à caridade (1ª epístola aos Coríntios). Por ser ela uma virtude tão sublime, a finalidade mesma de todas as outras, é preciso que reforcemos as bases de sua sustentação para que a felicidade possa bafejar nossos espíritos na jornada evolutiva.

(Texto extraído do livro "Mensagens do Grande Coração", de Espíritos diversos, psicografado por América P. Marques)

Nenhum comentário:

Postar um comentário