ALLAN KARDEC

domingo, 14 de julho de 2013

A EXCELÊNCIA DO AMOR


"O processo de evolução do ser tem sido penoso, alongando-se pelos milênios sob o impositivo da fatalidade que o conduzirá à perfeição.
Agir, evitando reagir; pensar antes de atuar; reflexionar como passo inicial para qualquer empreendimento, promover a paz, ao invés de investir na violência constituem os passos decisivos para o comportamento saudável.
Criado o Espírito simples, para adquirir experiências, a esforço próprio, e renascendo para aprimorar-se, as realizações se transferem de uma para outra vivência, dando curso aos impositivos da evolução que, enquanto não viger o amor, se imporão através de dos processos aflitivos.
Momento surge, no qual há um despertamento para a emoção superior e o amor brota, a principio como impulso conflitivo, para depois agigantar-se de forma excelente, preenchendo os espaços emocionais e liberando as tendências nobres, enquanto dilui aquelas de natureza inferior.
O sexo, desempenha papel importante no processo de saúde psicológica e mental, não olvidando também a de natureza física.
Pela exigência reprodutora, domina os campos das necessidades do automatismo orgânico tanto quanto da emoção, tornando-se fator de desarmonia, quando descontrolado, ou precioso contributo para a sublimação, se vivenciado pelo amor.
Psicopatologias graves ou superficiais tem sua origem na conduta sexual frustrante ou atormentada, insegura ou instável, em razão das atitudes anteriores que promoveram os conflitos que decorrem daquelas atitudes infelizes.
A contribuição psicoterapêutica do amor é de inexcedível resultado, por direcionar-se ao Si profundo, restabelecendo o interesse do paciente pelos objetivos saudáveis da vida, de que se dissociara.
O amor tem sido o grande modificador da cultura e da civilização, embora ainda remanesçam costumes bárbaros que facultam a eclosão de tormentos emocionais e complexos.
Assim também as guerras, as lutas fratricidas, os conflitos domésticos e sociais, quando a consciência de justiça suplantar as tendências destrutivas...
...O amor vencerá!"

Joanna de Ângelis

( Texto extraído do livro "Amor Imbatível Amor", do Espírito Joanna de Ângelis, psicografado por Divaldo P. Franco )

Um comentário:

  1. O amor é o meio para a evolução espiritual, pois quem ama não deseja o mal a seu semelhante, perdoa acima de qualquer coisa e ajuda sem perguntar...

    ResponderExcluir