ALLAN KARDEC

domingo, 11 de maio de 2014

POTÊNCIAS INTEGRADAS DO ESPÍRITO


"A existência de um Criador de todas as coisas comprova-se pela Lei de Causalidade, bem como pela universalidade da idéia de Deus no seio de todas as culturas, de todos os povos, das mais antigas às mais modernas civilizações; nela, ajunta-se o saber de que somos Espíritos, Seres imortais, tal como a marca de Deus em Sua obra, e, poranto, em nossa Consciência. Mais ainda, verifica-se para a grande parte de tais crenças, a idéia das muitas vidas, hoje compreensível como forma de progresso de seres e coisas que avançam, passo a passo, mas de modo continuo no tempo-evolução.
Assim, já não somos mais aqueles animais-primatas das cavernas, e sim, o homo-sapiens de muitos progressos, que criara as ciências, as técnicas, as indústrias e muito mais: já fizemos viagens à Lua, criamos o computador e o mais avançado meio de aquisição cultural, de entretenimento e de informações do Mundo terreno: a internet; e muitas outras coisas mais.
E o Espírito imortal, bem como a palingenesia, também se ressaltaram das pesquisas modernas de renomados sábios abrilhantando os séculos dezenove e vinte que se findaram. E a Mediunidade, como fundamento e prova da imortalidade, se disseminara como nunca revelando vida noutros planos conscienciais.
Para o Espiritismo que, tendo Allan Kardec como o seu renomado codificador: o Espírito se definiria como uma centelha inteligente, onde, em planos espirituais, suas faculdades comporiam um Todo Anímico, um Atributo da Alma, cujas faculdades, inerentes a todas as partes do referido Ser Incorpóreo, atuariam como Unidade Integrada, não sujeita a órgãos específicos tal como na fisicalidade orgânica da espécie humana.
O que, para nós, Seres corporificados e jungidos a tal fisicalidade, tornam-se coisas de não fácil compreensão, pois o Espírito em nós, por exemplo, tem os olhos como condutos específicos e próprios para enxergar, os ouvidos para ouvir, e etc., etc., enquanto que o Espírito livre da matéria tem a faculdade de perceber as coisas, de entender, ver e ouvir, por todo o seu Ser, e, ao mesmo tempo, pensar, raciocinar, sentir e agir, da mesma forma, como Atributo Anímico Unificado em Seua Pessoa, em sua Total Integralidade, onde suas tantas potências parecem estar em todo o Ser de modo Uno, conquanto Plural em suas faculdades.
Pietro Ubaldi também alude a algo muito interessante; em uma de suas grandes mensagens, "Sua Voz" o adverte no sentido de que não deverias procurar individuá-lo porque não poderia; ninguém o poderia; pedia para que ele não tentasse uma inútil hipótese, alegando, apenas, Ser sempre o Mesmo; aquele Mesmo, portanto, de sua divina peregrinação.
Óbvio que tais possibilidades nos parecem ser atributos de Espíritos muito elevados, o que não se verifica com Seres vulgares, Homens desencarnados de craveira comum, nem santos nem sábios, mas simplesmente Homens que, no Mundo Espiritual, ainda se utilizam de órgãos (perispiríticos) muito densos e que pouco se diferenciam da organização biológica que abandonaram por desencarnação. O que significa dizer que o Espírito de baixos planos, em evoluindo, vai também sublimando sua roupagem exterior e ganhando potências em Si, ou seja, em seu Conteúdo Psíquico Individualizado.
Assim, a impressão que se tem é de que somos um Enigma Pensante, de problemática definição, por nos situarmos aos antípodas do Espírito e, mais ainda, corporificados por densa túnica material. Se somos o que Somos, ou, se Sou o que Sou, e se me apercebo como Existente e sem possível fuga de minha Realidade Anímica, entretanto, não sei o que Sou, ou, do que Sou feito, conquanto me aperceba intimante com todos os meus atributos, virtudes e defeitos, estes, os quais devo me livrar ganhando em qualidade, potência, evolução.
Em meu íntimo, entretanto, manisfesta-se a idéia de que somos, de fato, um Dínamo-Psiquismo que, numa comparação imprecisa, e, tal como uma lanterna alimentada por seu dispositivo químico (bateria), imite, evidentemente, foco de irradiante e bem definida luz.
Com a diferença de que nossa luz, na forma de pensamento contínuo e demais potencialidades, arroja-se de nós mesmos alimentados que estamos, permanentemente, por um "dispositivo" eletromagnético universal, do qual dependemos, conquanto livres em nossas ações, mas responsáveis diretos pelas mesmas.
Entretanto, se buscarmos a gênese do Espírito, como Ser Pensante e Individualizado, ver-se-á que o mesmo fora originado de uma Substância Inteligente a que se designa Espírito, ou então, se o quisermos: Princípio Inteligente do Universo.
Mas como tal Substância, ou Espírito, não é fácil de ser analisado e interpretado pela pobreza das línguas humanas, pode-se dizer que o mesmo guarda alguma sinonímia com um "plasma inteligente" que, por sua vez, se origina da Inteligência Universal.
Mas o fato de termos sido "criados" na extrema Simplicidade, ou, como Espíritos Simples e Ignorantes (ESI), formados ou extraídos daquela Substância Original Inteligente, só o fomos para conquistarmos no tempo-evolução uma Complexidade Psíquica muito além da nossa imaginação, forçando-me a levantar três hipóteses para compreender-se tal Simplicidade do Espírito em seus primórdios evolucionários:
a) que Ele contenha em germe, ou, em estado latente, todas as suas potências e perspectivas futuras de sua infinita jornada, até alcançar nalgum ponto extremo de sua evolução, a condição máxima de Espírito Puro e Sábio (EPS);
b) que Ele conquiste ou angarie da lei, por seus trabalhos e méritos gradativos, aquelas mesmas potências e perspectivas futuras referidas: ou, então:
c) as duas coisas, simultaneamente.
O que significa expressar que tenho potencialidades latentes de um Espírito Puro e Sábio, aguardando, de mim mesmo, a iniciativa de trabalhar pela conquista de tudo quanto se me reserva no futuro, tendo por auxílio a força de Deus Imanente em mim, tanto quanto está em você, em todos nós, Seres Espirituais encarnandos e desencarnados".

Fernando Rosemberg Patrocinio
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