ALLAN KARDEC

segunda-feira, 14 de março de 2016

A DOUTRINA SECRETA DE JESUS


"Sob o véu das parábolas de das ficções, ocultava concepções profundas.
No que se refere a essa imortalidade prometida a todos, definia-lhe as formas afirmando a sucessão das existências terrestres, nas quais a alma reencarnada em novos corpos, sofreria as consequências de suas vidas anteriores e prepararia as condições do seu destino futuro.
Ensinava a pluralidade dos mundos habitados, as alternações de vida de cada ser: no mundo terrestre, em que ele reaparece pelo nascimento, no mundo espiritual, a que regressa pela morte, colhendo em um e outro desses meios os frutos bons ou maus de seu passado.
Ensinava a íntima ligação e a solidariedade desses dois mundos e, por conseguinte, a comunicação possível do homem com os espíritos dos mortos que povoam o espaço ilimitado.
Daí o amor ativo, não somente pelos que sofrem na esfera da existência terrestre, mas também pelas almas que em torno de nós vagueiam atormentadas por dolorosas recordações.
Daí a dedicação que se devem às duas humanidades, visível e invisível, a lei de fraternidade na vida e na morte, e a celebração do que chamam "os mistérios", a comunhão pelo pensamento e pelo coração com os Espíritos bons ou medíocres, inferiores ou elevados, que compõem esse mundo invisível que nos rodeia, e sobre o qual se abrem esses dois pórticos por onde todos os seres alternativamente passam: o berço e o túmulo.
A lei de reencarnação acha-se indicada em muitas passagens do Evangelho e deve ser considerada sob dois aspectos diferentes: a volta à carne, para os Espíritos em via de aperfeiçoamento; a reencarnação dos Espíritos enviados em missão na Terra.
Como a lei dos renascimentos, a pluralidade dos mundos acha-se indicada no Evangelho: "Há muitas moradas na casa de meu Pai".
A casa do Pai é o infinito céu; as moradas prometidas são os mundos que percorrem o espaço, esferas de luz ao pé dos quais a nossa pobre Terra não é mais que mesquinho e obscuro planeta.
É para esses mundos que Jesus guiará as almas que se ligarem a Ele e à Sua doutrina, mundos que lhe são familiares e onde nos saberá preparar um lugar, conforme nossos méritos."

Léon Denis

(Texto extraído do livro "Cristianismo e Espiritismo", do filósofo e Apóstolo do Espiritismo, Léon Denis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário