ALLAN KARDEC

quinta-feira, 2 de maio de 2013

A ALMA É IMORTAL


"Reconhecemos a existência de uma causa efeciente e diretora do Universo: a sublimada inteligência que, pela sua vontade onipotente, imutável, infinita, eterna, mantém a harmonia do Cosmos. A alma, a força e a matéria são igualmente eternas, não podem aniquilar-se.
O Espiritismo dá a certeza da imortalidade do eu pensante.
É desconhecida a natureza da alma.
Certamente a alma subsiste após a morte do corpo. O que se verifica é a indestrutibilidade do eu pensante.
Suas faculdades a alma as desenvolve por uma evolução incessante, alternativamente no espaço e no mundo terrestre. Em cada uma dessas passagens, adquire ela nova soma de conhecimentos intelectuais e morais, uma evolução sem-fim.
Possui um livre-arbítrio proporcional ao número de suas encarnações, dependendo a sua responsabilidade do grau do seu adiantamento moral e intelectual.
O mundo espiritual é regido por uma justiça infalível, de sorte que as leis morais tem sanção absoluta após a morte.
Como o Universo não se limita ao imperceptível grão de areia por nós habitado, como o espaço formiga de sóis e planetas em número indefinido, admitimos que as futuras existências do princípio pensante podem desenvolver-se nesses diferentes sistemas de mundos, de maneira que a nossa vida se perpetua pela imensidade sem limites.
O que, em definitivo, importa saber é o que somos, donde viemos e aonde vamos.
A filosofia é impotente para nos esclarecer a esse respeito, porquanto umas às outras se opõem as conclusões a que chegam as diferentes escolas.
As religiões, proscrevendo a razão e fazendo exclusivamente questão da fé, vem afastar-se delas os espíritos independentes.
Os principais ensinos do Espiritismo, decorrem de minuciosos estudos, harmônicos com as concepções modernas e constituindo uma filosofia religiosa de imponente realidade."
( Gabriel Delanne )

( Texto extraído do livro "A Alma é Imortal", de Gabriel Delanne )

Nenhum comentário:

Postar um comentário