ALLAN KARDEC

quinta-feira, 2 de maio de 2013

O PROGRESSO ESPIRITUAL



"A alma se desenvolve por meio de uma série de sucessivas existências. Ela deve elevar-se de degrau em degrau até à soma de qualidades e de perfeições que se podem adquirir na Terra. Quando ela atingiu o fim que aqui lhe estava assinalado, sobe para mundos superiores onde melhores destinos a esperam.
Poder-se-ia supor que o progresso eterno tem um limite e que a perfeição deve ser atingida um dia. É um erro, oriundo de nossa natureza limitada, que faz do Universo e do infinito estreita e mesquinha idéia, pouco em harmonia com a realidade das coisas. Compreenderemos, então, que nossa ascensão indefinida pede um tempo enorme.
Como Deus cria sem cessar, pode-se supor que há Espíritos que já percorreram toda as fases e que chegaram, enfim, à perfeição absoluta. É, ainda, uma falsa interpretação, porque a perfeição absoluta é Deus, isto é, o infinito e a eternidade.
A imensidade e a eternidade são os únicos limites que encontramos para o progresso, o que vale dizer: o progresso não tem limites. Não nos devemos espantar com esta perspectiva, porque sabemos que, a cada descoberta nova, a cada aquisição intelectual está ligada uma felicidade que se acrescenta à que já gozávamos. À medida que nossas faculdades se ampliam, elas se exercem num campo cada vez mais vasto, abraçando horizontes mais extensos, e, como o Universo é ilimitado, podemos imaginar que nos será necessário a eternidade para compreendê-lo e aprofundar-lhe as leis.
Confiantes na bondade do Pai Celestial, devemos crer nas promessas dos Espíritos Superiores que nos assistem; verificando a felicidade inefável de que gozam, a elevação e a beleza do seu ensino, nosso único objetivo deve ser o de igualá-los, certos de que o Poder Dvino saberá recompensar sempre os nossos esforços, proporcionando-nos a felicidade pelos trabalhos que tivermos suportado."
( Gabriel Delanne )

( Texto extraído do livro "O Espiritismo perante a Ciência", de Gabriel Delanne )

Nenhum comentário:

Postar um comentário