ALLAN KARDEC

quinta-feira, 13 de março de 2014

O ESPIRITISMO É A DOUTRINA DA ESPERANÇA


"Se a religiões agonizam, se  a fé vigilante morreu, se a ciência está impotente para fornecer ao homem o ideal necessário, para regulamentar sua marcha e melhorar as sociedades, ficaremos todos, então, sem esperança?
Não, porque um Doutrina de Paz, Fraternidade e Progresso se eleva sobre o mundo conturbado, vindo apaziguar os ódios selvagens, acalmar as paixões, ensinar a todos a Solidariedade, o Perdão e a Bondade.
Ela oferece à ciência esta síntese, aguardada, sem a qual tudo permaneceria para sempre estéril.
Triunfa da morte e, para adiante desta vida de provas e de males, abre ao Espírito as perspectivas radiosas de um progresso sem limites na Imortalidade.
Diz a todos: Venham a mim, eu os aquecerei, os consolarei, tornarei suas vidas mais doces, a coragem e a paciência mais fáceis, as provas mais suportáveis. Acharei com uma poderosa razão seus obscuros e tortuosos caminhos. Àqueles que sofrem darei a Esperança; aos que buscam, darei a Luz; aos que duvidam e desesperam darei a Certeza e a Fé.
Diz ainda << Sejam irmãos, ajudem-se, socorram-se em sua marcha coletiva. Seus objetivos estão além desta vida material e transitória; será nesse porvir espiritual que vocês se reunirão como membros de uma só família, ao abrigo das preocupações, das necessidades e dos inúmeros males. Mereçam-no então por seus esforços e seus trabalhos! >>
A Humanidade se erguerá grande e forte no dia em que esta Doutrina, fonte infinita de consolações, for compreendida e aceita. Nesse dia,  a inveja e a raiva se extinguirão no coração dos pequeninos; o poderoso, compreendendo que tem sido fraco, e que pode redimir-se, que sua riqueza é apenas um empréstimo do alto, tornar-se-á mais caridoso e mais doce com seus irmãos infelizes.
A ciência, concluída, fecundada pela nova filosofia, verá cair diante dela as superstições e trevas .
Não mais ateus e céticos.
Uma fé simples, grande, fraterna, se estenderá sobre as nações, fazendo cessar seus ressentimentos e suas rivalidades profundas.
A Terra, liberta dos flagelos que a devoram, prosseguirá na ascensão moral, elevar-se-á um degrau na escala dos mundos."

Léon Denis

( Texto extraído do livro "O Porquê da Vida", de Léon Denis )

Nenhum comentário:

Postar um comentário