ALLAN KARDEC

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O EGOÍSMO



" O egoísmo, esta chaga da Humanidade, precisa desaparecer da Terra, porque impede a sua evolução moral. É ao Espiritismo que está reservada a tarefa de fazê-la ascender na hierarquia dos mundos.
O egoísmo é, portanto, a enfermidade contra a qual todos devem aplicar os medicamentos necessários, com toda a sua fé e toda a sua preseverança, porque esta é a qualidade que vocês mais necessitam para vencer a si mesmos, sem se ocupar de querer vencer o seu próximo. Que cada um, por conseguinte, empenhe todos os seus esforços para curar a ferida do egoísmo em si próprio, porque esse monstro devorador de todas as inteligências é filho do orgulho e é a origem de todas as misérias terrenas.
O egoísmo é a negação da caridade e, consequentemente, o grande obstáculo para a felicidade dos homens.
Jesus lhes deu o exemplo da caridade e Pôncio Pilatos o exemplo do egoísmo, porque enquanto o Justo vai percorrer as santas estações de seu martírio, Pilatos lava as mãos dizendo:" Este homem é justo, por que  o quereis crucificar?". E, no entanto, ele deixa que conduzam Jesus ao suplício.
É por esse antagonismo entre a caridade e o egoísmo, esta lepra que invadiu o coração do homem, que o cristianismo ainda não cumpriu toda a sua missão. É a vocês, novos apóstolos da fé, que os Espíritos Superiores esclarecem, que cabe a tarefa e o dever de extirpar esse mal. Só assim o cristianismo disporá de toda a sua força para limpar o caminho que conduz à espiritualização. Só assim serão afastadas as pedras que entravam o desenvolvimento da doutrina do Cristo.
Expulsem o egoísmo da Terra e ela subirá na escala dos mundos, pois já é tempo de a Humanidade vestir a sua verdadeira roupagem espiritual, mas para isso é necessário que primeiro vocês expulsem o egoísmo de seus corações."
( Emmanuel, Paris, 1861 )


( Texto extraído de "O Evangelho Segundo o Espiritismo", Capítulo XI, Item 11, de Allan Kardec )

Nenhum comentário:

Postar um comentário