ALLAN KARDEC

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

PRECE PARA RESIGNAÇÃO NAS PROVAÇÕES



PREFÁCIO. Quando uma aflição nos chega, se lhe procuramos a causa, vamos encontrá-la quase sempre, em nossa imprudência ou em nossa imprevidência ou numa ação anterior que desencadeou a consequência infeliz. Em qualquer desses casos, só de nós mesmos teremos de nos queixar. Se a causa de um infortúnio não se origina de um nosso ato atual, trata-se, por certo, de uma prova para esta existência, ou será a expiação por atos de existências passadas. E, neste último caso, a natureza da expiação nos permitirá conhecer a natureza do erro praticado. E que nós sempre sofremos aquilo que fizemos os outros sofrerem.
No que nos aflige, vemos em geral apenas o mal presente e não os efeitos favoráveis futuros que nos poderão vir daí. O bem é, muitas vezes, a consequência de um mal passageiro, como a cura de uma enfermidade é o resultado dos meios dolorosos que foram empregados para alcançá-la. Em todos os casos de aflição, devemos nos render aos desígnios de Deus, suportando com resignação as atribulações da vida, se quisermos aproveitá-las para a nossa regeneração. É a nós que se aplicam estas palavras do Cristo: "Bem-aventurados os que sofrem".


PRECE


Meu Deus, vós sois soberanamente justo.
Todo sofrimento neste mundo deve, portanto, ter uma causa justa e uma utilidade igualmente justa.
Aceito a aflição que eu estou sofrendo como uma expiação de meus erros passados e como uma prova para o meu futuro espiritual.
Bons Espíritos que me protegem, dai-me forças para suportar as aflições sem queixas.
Fazei que elas sejam, para mim, um aviso salutar.
Que elas se somem com as minhas experiências anteriores.
Que elas abatam o meu orgulho, a minha ambição, a minha tola vaidade, e o meu egoísmo, e que contribuam, assim, para a minha evolução moral.


PRECE ( outra )


Eu sinto, ó meu Deus, a necessidade de vos pedir que me deis força para suportar as provações a que me submeteis.
Permiti que a luz se faça intensamente viva em minha alma, a fim de que possa valorizar toda a grandeza do vosso amor que me permite a aflição, por querer salvar-me do mal.
Eu me submeto com resignação, ó meu Deus, mas, como criatura fraca e falível, se não me amparardes, temo sucumbir.
Não me abandoneis, Senhor, porque sem vós eu nada posso.


PRECE ( outra )


Eu elevei o meu olhar para Ti, ó Eterno, e me senti fortalecido.
Tu és minha força, não me abandones jamais.
Ó meu Deus! sinto-me esmagado sob o peso de minhas injustiças!
Ajuda-me!
Tu conheces a fraqueza de minha carne e não desvies de mim o teu olhar!
Eu sou devorado por uma sede ardente.
Faz brotar a fonte de água viva e me dessedentarei.
Que minha boca se abra para te cantar louvores e não para queixar-me das aflições de minha vida.
Sou fraco moralmente, Senhor, mas teu amor me sustentará.
Ó Eterno! só tu és grande, só tu és o motivo e a finalidade de minha vida.
Bendito seja o teu nome, se me fazes sofrer, pois tu és o Senhor e eu o teu servidor infiel.
Curvarei a fronte e sem me queixar, porque só tu és grande, só tu és a meta de nossas vidas!



( Texto extraído de "O Evangelho Segundo o Espiritismo", Capítulo XXVIII, itens 30, 31, 32 e 33, de Allan Kardec )

Nenhum comentário:

Postar um comentário