ALLAN KARDEC

sexta-feira, 22 de junho de 2012

A SEXUALIDADE SEGUNDO O ESPIRITISMO

TODA A PROBLEMÁTICA SEXUAL RADICA-SE NO ESPÍRITO, NÃO NO CORPO

Por Marcelo Borela de Oliveira - de Londrina


É possível a uma pessoa mudar sua orientação sexual? Dr. Robert Spitzer, médico psiquiatra americano, docente na Universidade Colúmbia, diz que sim e afirma que para isso basta ter disposição. Em estudo apresentado durante encontro anual da Assossiação Americana de Psiquiatria realizado em 2001, o referido médico revelou que 60% dos homens e 44% das mulheres por ele tratados conseguiram, efetivamente, com sua ajuda, mudar de orientação sexual, passando de homossexuais a heterossexuais. A revista Veja de 16 de maio de 2001 trouxe informações sobre esse estudo.
A tese do Dr. Spitzer, confirma o que Dr. Jorge Andréa escreveu em 1980, ou seja que é possível ao homossexual - que o queira - tratar-se e ter um relacionamento estável com pessoas de sexo diferente. Para conseguir isso, é preciso em primeiro lugar - além da vontade - abster-se dos relacionamentos homossexuais.
A conclusão do estudo não implica dizer seja o homossexualismo uma doença, um desvio de conduta ou uma simples opção sexual. A questão, em verdade, está intimamente ligada ao Espírito e nada tem que ver com o corpo em si.
Para melhor compreensão do assunto, vejamos de forma sintética, o que EMMANUEL afirma em seu livro Vida e Sexo, psicografado por Franciso Cândido Xavier:
1. Quando errante, pouco importa ao Espírito encarnar no corpo de um homem ou de uma mulher. " O que o guia na escolha são as provas por que haja de passar", afirmam os imortais em " O Livro dos Espíritos ", questão 202 ( pág. 89 ).
2. A homossexualidade, hoje chamada também transsexualidade, definindo-se no conjunto de suas características, por tendência da criatura para a comunhão afetiva com outra criatura do mesmo sexo, não encontra explicação fundamental nos estudos psicológicos de base materialista, mas é perfeitamente compreensível à luz da reencarnação. ( pág. 89 ).
3. Embora a sociedade terrena seja constiuída, em sua maioria, por criaturas heterossexuais, o mundo vê, na atualidade, em todos países, extensas comunidades   de irmãos em experiência dessa espécie, somando milhões de homens e mulheres solicitando atenção e respeito, em pé de igualdade ao respeito e à atenção devidos aos heterossexuais. ( págs. 89 e 90 ).
4. A vida espiritual pura e simples rege-se por afinidades eletivas essenciais; contudo, através de milênios e milênios, o Espírito passa por fieira imensa de reencarnações, ora em posição de feminilidade, ora em condições de masculinidade, o que sedimenta o fenômeno da bissexualidade, mais ou menos pronunciado, em quase todas criaturas. ( pág. 90 ).
5. O homem e a mulher serão, assim, de maneira respectiva, acentuadamente masculino ou acentuadamente feminina, sem especificação psicológica absoluta. Em face disso, a individualidade em trânsito da experiência feminina para a masculina, ao envergar o corpo físico, demonstrará fatalmente os traços de femilidade em que terá estagiado por muitos séculos, em que pese o corpo de formação masculina que a segregue, verificando-se o mesmo com referência à mulher em igual situação.

O ESPÍRITO PODE REENCARNAR EM CORPO MASCULINO OU FEMININO


6. O Espírito, ao renascer entre os homens, pode, obviamente, tomar um corpo feminino ou masculino, atendendo-se ao imperativo de encargos particulares em determinado setor de ação, ou ao cumprimento de obrigações regenerativas ( pág. 91 ).
7. O homem que abusou das faculdades genésicas, arruinando a existência de outras pessoas com a destruição de uniões construtivas e lares diversos, é em muitos casos induzido a buscar nova posição n o renascimento físico, em corpo morfológicamente feminino, aprendendo, em regime de prisão, a reajustar os próprios sentimentos, ocorrendo o mesmo com a mulher que tenha agido de igual modo. ( pág. 91 ).
8. Em muitos casos, Espíritos cultos e sensíveis, aspirando a realizar tarefas específicas na elevação de agrupamentos humanos e na elevação de si prórpios, rogam dos Instrutores espirituais que os assistem a própria internação no campo físico, em vestimenta carnal oposta à estrutura psicológica pela qual transitoriamente se definem. ( págs. 91 e 92 ).
9. Observadas as tendências homossexuais dos companheiros reencarnados nessa faixa de prova ou de experiência, é forçoso se lhês dê o amparo educativo adequado, tanto quanto se administra instrução à maioria heterossexual, sabendo-se que todos os assuntos nessa área de evolução e da vida se especificam na intimidade da consciência de cada um.


O SEXO SEGUNDO ALLAN KARDEC


Na Revista Espírita de 1866, Allan Kardec escreveu:


1. O Espiritismo ensina que as almas podem animar corpos de homens e mulheres. As almas ou Espíritos não tem sexo; as afeições que os unem nada têm de carnal, fundan-se numa simpatia real e, por isso, são mais duráveis. ( pág. 2 e 3 ).
2. Os sexos só existem no organismo; são necessários à reprodução dos seres materiais; mas os Espíritos não se reproduzem uns pelos outros, razão por que os sexos seriam inuteis no mundo espiritual ( págs. 2 e 3 ).
3. A natureza fez o indivíduo do sexo feminino mais fraco que o outro, porque os deveres que lha incubem não exigem uma igual força muscular e seriam até incompatíveis com a rudeza masculina. Aos homens e às mulheres são, assim, assinados pela Providência deveres especiais, igualmente importantes na ordem das coisas, pois eles se completam um pelo outro. ( pág. 3 e 4 )


MUDANDO DE SEXO, O ESPÍRITO PODERÁ CONSERVAR AS INCLINAÇÕES ANTERIORMENTE CULTIVAS


4. A influência que o Espírito encarnado sofre do organismo não se apaga imediatamente os gostos e hábitos terrenos. Pode acontecer ainda quje o Espírito percorra uma série de existências no mesmo sexo, o que faz que durante muito tempo possa conservar, na erraticidade, o caráter de homem ou de mulher, cuja marca nele ficou impressa. ( pág. 4 ).
5. Se essa influência se repercute da vida corporal à vida espiritual, o fato se dá também quando o Espírito passa da vida espiritual para a corporal. Numa nova encarnação trará o caráter e as inclinações que tinha como Espírito. Mudando de sexo, poderá conservar os gostos, as inclinações e o caráter inerente ao sexo que acaba de deixar. Assim se explicam certas anomalias aparentes, notadas no caráter de certos homens e de certas mulheres. ( pág. 4 ).


Por anomalias aparentes podemos entender o fato de existirem mulheres másculas que se comportam como verdadeiros homens, e vice-versa, independentemente de manterem ou não relações sexuais. ( Marcelo Borela de Oliveira ).



( texto extraído do site www.oconsolador.com.br )




A SEXUALIDADE SEGUNDO O ESCRITOR ESPÍRITA LÉON DENIS




" Quanto à escolha do sexo, é também a alma que, de antemão resolve. Pode até variá-lo de uma encarnação para outra por um ato de sua vontade criadora, modificando as condições orgânicas do perispírito. Certos pensadores admitem que a alternação dos sexos seja necessária para adquirir virtudes mais especiais, dizem eles, a cada uma das metades do gênero humano; por exemplo, no homem à vontade, a firmeza, a coragem; na mulher, a ternura, a paciência, a pureza.
Cremos de preferência, de acordo com nossos Guias, que amudança de sexo, sempre possível para o Espírito, é em princípio, inútil e perigosa. Os Espíritos elevados reprovam-na. É facil reconhecer, à primeira vista, em volta de nós, às pessoas que numa existência precedente adotaram sexo diferente; são sempre, sob algum ponto de vista, anormais. As viragos, de caráter e gostos varonis, algumas das quais apresentam ainda vestígios dos atributos do outro sexo, por exemplo, barba no mento, são evidentemente homens reencarnados. Elas nada têm de estético e sedutor; sucede o mesmo com os homens efeminados, que têm todos os característicos das filhas de Eva e acham-se como que transviados na vida. Quando um Espírito se afez a um sexo. é mau para ele sair do que se tornou a sua natureza.
Muitas almas , criadas aos pares, são destinadas a evoluirem juntas, unidas para sempre na alegria como na dor. Deram-lhes o nome de almas-irmãs; o seu número é mais considerável do que geralmente se crê; realizam a forma mais completa, mais perfeita da vida e do sentimento e dão às outras almas o exemplo do amor fiel, inalterável, profundo; podem ser reconhecidas por exale caractrístico. Que seria de sua afeição, de suas relações, de seu destino, se a mudança de sexo fosse uma necessidade, uma lei? Entendemos antes que, pelo próprio fato da ascensão geral, os caracteres nobres e as altas virtudes multiplicar-se-ão nos dois sexos ao mesmo tempo; finalmente, nenhuma qualidade ficará sendo apanágio de um só dos sexos, mas atributo dos dois.
A mudança de sexo poderia ser considerada com o um ato imposto pela lei de justiça e reparação num único caso, o qual se dá quando maus-tratos ou graves danos, infligidos a pessoas de um sexo, atraem para este mesmo sexo os Espíritos responsáveis, para assim sofrerem, por sua vez, os efeitos das causas que deram origem; mas, a pena de talião não rege, de maneira absoluta o mundo das almas, existem mil formas de se fazer a reparação e de eleiminarem as causas do mal. A cadeia onipotente das causas e dos efeitos desenrola-se em mil anéis diversos"



( texto extraído do livro " O Problema do Ser, do Destino e da Dor ", de Léon Denis, editora da FEB ).





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