ALLAN KARDEC

sábado, 25 de agosto de 2012

A FÉ, MÃE DA ESPERANÇA E DA CARIDADE



"A fé, para ser útil, deve ser ativa. Ela não pode adormecer no coração. Mãe de todas as virtudes que conduzem a Deus, ela deve desdobrar-se ativamente para desenvolver as suas próprias filhas.
A esperança e a caridade são frutos da fé. Elas, juntas, formam uma trindade inseparável. Não é a fé que nos alimenta a esperança de vermos cumpridas as promessas do Senhor? Se não tivermos fé, o que nos dará o amor? Senão tivermos a fé, que gratidão seria a nossa e,  por consequência, qual seria o nosso amor?
A fé, divina inspiração de Deus, desperta todos os sentimentos nobres que induzem o homem ao bem. Ela é a a base da regeneração humana. É necessário, portanto, que essa base seja sólida e durável, pois se a menor dúvida a abalar, que será do edifício de princípios que construiremos sobre ela? Levantem, portanto, esse edifício sobre fundações que não sofram mudanças. Que a sua fé seja mais sólida do que os argumentos falsos e as zombarias dos incrédulos, pois a fé que vacila diante do ridículo dos homens não é a verdadeira fé.
A fé sincera é empolgante, contagiosa. Ela se transmite aos que não a tenham ou, mesmo, aos que não desejariam tê-la. Ela encontra palavras persuasivas que vão ao fundo da alma, enquanto a fé aparente apenas se serve de palavra com sons e sem espírito, que deixam frios e indiferentes aqueles que estejam à sua volta.
Preguem pelo exemplo de sua fé, para transmiti-la aos homens. Preguem pelo exemplo de suas obras, para que vejam o mérito da fé. Preguem pela sua esperança inabalável para que vejam a confiança que lhes dá energias e, ao mesmo tempo, que lhes dá estímulo para que vocês enfrentem todas as dificuldades da vida.
Tenham, portanto, a fé com tudo o que ela contém de belo e de bom, na sua pureza, com a força de seu raciocínio. Não admitam a fé sem comprovação, essa cega filha da cegueira da verdade espritual. Amem a Deus, mas sabendo porque vocês amam. Creiam nas promessas divinas, mas sabendo porque vocês crêem. Sigam os nossos conselhos, mas comprenetrados dos fins que lhes propomos e dos meios que lhes indicamos para alcançá-los.
Creiam e esperem sem jamais enfraquecer na sua fé: os milagres são obras da fé." (José, Espírito  Protetor, Bordéus, 1862 )


( Conforme "O Evangelho Segundo o Espiritismo", Capítulo XIX, item 11, de Allan Kardec )

Nenhum comentário:

Postar um comentário