ALLAN KARDEC

terça-feira, 7 de agosto de 2012

BEM E MAL SOFRER

CONFORME "O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO", CAPÍTULO V, ITEM 18, DE ALLAN KARDEC


" Quando o Cristo disse: "Bem-aventurados os aflitos, porque o reino dos céus lhes pertence", Ele não se referia , de modo geral, aos que sofrem. Todos os que estão na Terra sofrem, quer estejam sobre o trono ou sobre o chão pisado de um barraco.
Mas poucos sofrem bem!
Poucos são os que compreendem que somente as provas bem suportadas poderão conduzi-los ao reino de Deus.
O desânimo é uma falta.
Você não experimentará as consolações divinas, se lhe faltar coragem para bem suportar as provas.
A prece é um apoio para a sua alma, mas ela só não basta para sustentá-lo no calor dos sofrimentos. Faz-se indispensável que você tenha por base uma fé viva na bondade de Deus.
Jesus já lhe disse, convém recordar, que não coloca fardos pesados sobre ombros fracos. O fardo será porporcional às suas forças, assim como a recompensa será tanto mais explêndida, quanto maior e penosa tenha sido a aflição.
Você tem que fazer por merecer a recompensa e, por isso, a vida está repleta de tribulações.
O bom trabalhador que não é enviado ao campo de suas atividades profissionais, cai em descontentamento, porque o não-trabalho o priva de alcançar promoções justas. Seja você, portanto, como esse trabalhador diligente e não aspire a um repouso que enfraqueceria a sua capacidade de realizações e entorpeceria a sua alma.
Alegre-se quando Deus lhe enviar às tarefas regeneradoras.
Essas tarefas não serão aquelas em que você assegura o pão de cada dia. Serão as amarguras da vida, onde muitas vezes necessitamos de mais coragem e resignação que nas atividades profissionais de todos os dias. Alguns suportarão as lutas em suas oficinas de trabalho, sem queda, mas poderão cair sob o impacto do sofrimento moral.
Pela coragem de vencer, em suas tarefas redentoras, sem cair diante do sofrimento moral, o homem não receberá a recompensa do mundo. Receberá, porém, de Deus, a coroa da Vida e um lugar glorioso.
Quando você for visitado pela dor ou pela contrariedade, coloque-se acima delas. E quando você dominar os impulsos da impaciência, da cólera ou do desespero, diga, com justa satisfação: "Eu fui o mais forte!".
Bem-aventurados os aflitos, poderá, então, ser traduzido da seguinte forma: Bem-aventurados são os que têm a oportunidade de provar sua fé, sua firmeza, sua perseverança e sua submissão à vontade de Deus, porque esses terão centuplicada a alegria que lhes falta sobre a Terra e, após o árduo trabalho, lhes virá o repouso."  ( Larcordaire, Havre, 1863 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário